segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Poemas

De quando em quando, mergulho nos meus cadernos de poemas e vou lá encontrar coisas que me fazem rir, corar ou chorar. Já não escrevo poemas há muito tempo. Escrevi muitos numa fase passageira da minha adolescência em que me embrenhei nos haiku japoneses, nos poemas do Bocage, nas obras de Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, e muitos, mas mesmos muitos outros, que mereceriam também aqui referência se eu fosse mesmo obrigado a revelar a lista. Assim, menciono só os mais importantes.

Cabe aqui esta reflexão a propósito de um caderninho que encontrei, do qual resolvi expor aqui algum do conteúdo.

Houve um dia em que resolvi fazer uma experiência genética e cruzar o Camões com o Bocage, sem ligar muito à métrica. Saiu-me assim:

Do centro do meu mundo

Podia chamar-me Toní
Mas tive sorte não sou
É lindo o país onde nasci
Mas teve azar não vingou
Das terras do mundo que vi
Só a minha me enamorou
País do Bocage Pessoa Camões
Terra do Sporting Benfica Leixões

Podia ser de um povo rico
Sou da Europa não sou?
Ando a cavalo num burrico
Que o meu governo albardou
Podia ficar cá mas não fico
Vou lá para fora não vou?
A culpa é agora da conjuntura
Já lá vai tempo que era da ditadura

Como povo somos distintos
Corremos os cantos do mundo
Cá não gostamos de absintos
Somos corredores de fundo
Ao mundo oferecemos os tintos
Ao Brasil romarias e entrudo
Fugimos à polícia e à coleta
Gostamos muito da volta em bicicleta

Ao fim de um dia de trabalho
Digo que é mas não é
Mando os árbitros pró caralho
Enquanto bebo café
Digo que não sou espantalho
E que quem manda é o zé
Vejo a novela Brasileira
Sorvo os programas da fressureira

E aqui vos deixo a brincadeira:

As tias e os pavões assinalados
Que da genial casa lusitana
Com ares nunca d'antes imaginados
Foram de férias p'rá taprobana
E entre festas e romances observados
Mais do que merecia a anfitriana
Entre gente idiota edificaram
novos ricos que tanto elogiaram

É assim o centro do meu mundo

Corria então o ano de Senhor de 1999.

Sem comentários: